manequim de alfaiataria
O desejo e a necessidade de todos nós que trabalhamos com moda.
Também tive trabalho para montar o meu,
Comprei um manequim simples por R$ 70,00 o modelo mais barato no mercado.
Mas é feinho né.
Com o mesmo problema, sem o pedestal, o que tem pra vender são de ferro, para
manequim de loja.
Andando pela net, encontrei este pos da Emy Kuramoto, http://tofustudio.com.br/blog/
Ela teve a mesma dificuldade que muitas de nós mas não desistiu segue a dica para o novo pé para seu maneco.
Materiais;
1 manequim de fibra ou plástico: $62 (esse é o preço de um forrado, mas você pode comprá-lo sem forro, com preço + camarada) 1 balaústre de madeira: $24 1 sapata de balaústre: $8 1 bola de madeira: $ 13 1m de malha: $7 1m de feltro automotivo: $10 12 cavilhas: $0,5 cada (meio no chute, porque já tínhamos em casa) Parafusos tamanho 4: você vai precisar de uns 4, que deve custar $0,20 cada Cola de contato: $ 5 (aquele potinho bem pequeno, não sei ao certo qto ml tem lá dentro

Primeiro: o pedestal! Optamos por fazê-lo em madeira, ficaria mais harmonioso, rebuscado e resistente. Escolhemos uma peça bem bonita de balaústre para escadas (é vendido em casas de material de construção), que serviu certinho, só tivemos que serrar um pouco para que a altura ficasse ideal. Os pés da base foram feitos à mão, com uma serra tico-tico, muita lixa e labuta, aff. Usamos o restinho da madeira que sobrou da nossa cama, um curupixá lindão, que, por sinal, combinou muito bem com a madeira do balaústre, yay!

Observem aí o molde de corte, desenhado sobre a madeira, que em seguida foi cuidadosamente cortada:

4 pés cortados e sendo lixados para aparar devidamente os cantos:

Furação da base do balaústre e inserção de cavilhas, passadas em cola branca, para acoplar aos pés:

Retirando o excesso de cola com uma escova de dentes, água e um paninho úmido:

Muita cola nessa hora: besuntando as cavilhas e os pés:

O que era assim (esquerda), ficou assim coladinho (direita). É só repetir o mesmo processo com os 4 pés que você já fez:

Finda esta etapa, vamos ao manequim propriamente dito! Tiramos todo o revestimento que veio com o manequim (espuma e malha), ele ficou só na fibra. Procurei revestir com um material mais robusto, que desse mais firmeza e que pudesse ser colado ao manequim (isso resolveria o problema da instabilidade da espuma sobre a fibra). Encontrei esse feltro aí em baixo (ele não é aquele que se usa para crafts, ele é bem mais rústico e forte, com um dos lados mais compactado, deve ser feltro automotivo, mas esqueci de perguntar na loja, sorry!)
Cortei um molde de acordo com as medidas do manequim, frente e costas:

Traçando e cortando:

Fechando todas as pences e os ombros (use uma agulha de tapeceiro, aquela curva e longa ;D, é bem mais fácil). Provando no manequim:

Colando o feltro na fibra: usamos cola de contato (vulgo cola de sapateiro). Aplicamos uma camada generosa tanto no manequim como no feltro (ao contrário da cola comum, é preciso esperar uns 20 a 30 minutos para que a cola seque um pouco ;D). Se o seu manequim é de fibra como este aí de baixo, muito cuidado, fibra de vidro dá uma coceirafilha-da-mãe tremenda! Como o Yuji já trabalhou com fibra, ele já tem um certo traquejo com ela, mas se é a primeira vez que você encara o material, você vai sentir uns micro-fiapos na pele (é o inferno!)
(tirando o revestimento original do meu manequim, pude ver como é uma porcaria mal feito, uma camada fininha de fibra, cheia de buracos -mmm, é por isso que meus alfinetes varavam o manequim!- então cuidado ao manejar o seu, pois parece que ele quebra com certa facilidade). Cortamos mais alguns pedaços do feltro para preencher a cavidade dos braços e o pescoço, colamos tudo.

Depois a malha: compramos uma malha canelada bem melhor e mais encorpada que aquela que veio no manequim. A costura é bem simples, overlockamos como se fosse um tubo e fizemos os ombros e o pescoço assim ó:

a parte final: a tampa que cobre o pescoço! Compramos essa bola (ou pinha) torneada aí em baixo (geralmente usada em corrimões). Bem, o problema era a cor da madeira da tampa original que veio com meu manequim (foto à esquerda), ela era clara demais e não combinava com a bola e nem com o pedestal que fizemos, droga! Então procuramos o serviço de um torneiro e encomendamos uma tampa, feita ainda com um refugo do nosso curupixá e olha, ficou divino e casou perfeitamente com o tom da bola e com todo o resto, yes! Tudo foi lixado (muito!) e pintado com verniz fosco.

Detalhinhos preciosos e o chefe Pupu, sim, porque ele manda na gente!

Aos que se animaram: bom trabalho, muita diversão e um manequim de sonho!
A capa faço de ribana canelada e uso estampado para dar um toque diferente na decoração.
Mas a ideia de por o feltro foi ótima, já que este que eu comprei também é fofinho mas só na superfície,
tem que prender o alfinete de lado.
Se eu tivesse visto o post antes não teria comprado o busto, faria tudo em casa mesmo, então farei somente os acabamentos de madeira , fica a dica pra vcs, chega de sofrimento!
Comentários
Obrigada!
Mas eu nao tenho menor chance de executar, posso comprear pronto, encomendar com pe de madeira estofado e estampado? Alguem tem para vender mesmo q usado, gosto ate dos de madeira.